Nos seus 35 anos de trabalho, o Projeto Baleia Jubarte tem buscado servir como polo gerador de conhecimento científico e também como plataforma a partir da qual outros pesquisadores possam utilizar nossa estrutura e nosso conhecimento para avançar em seus estudos.
É com base nessa premissa que recebemos com muita alegria a parceria com a Dra. Kamilla Souza, uma neurocientista brasileira que vem alcançando renome internacional graças a seus trabalhos pioneiros na elucidação da neuroanatomia de cetáceos.
E neste primeiro ano de parceria pudemos colaborar na coleta de um cérebro de baleia-jubarte, proveniente de um encalhe de animal cuja carcaça ainda estava em boas condições, e que passa a integrar a maior coleção científica de cérebros de baleias e golfinhos da América Latina.
A cientista também está organizando, com apoio do Instituto Serrapilheira, a Rede Brasileira de Neurobiodiversidade, que está permitindo avançar muito no conhecimento sobre o tema. Leia aqui o relato da Dra. Kamilla sobre a aventura para coletar esse cérebro de jubarte!
Comments