Durante o mês de junho, o Projeto Baleia Jubarte realizou sua Expedição Sudeste 2022, dedicada a documentar a presença das Jubartes ao longo da costa dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Com a recuperação gradual da população reprodutiva da espécie no Brasil, antigas áreas de distribuição estão sendo reocupadas, e entender os padrões de uso dessas áreas é importante para podermos avançar na sua proteção.
No total foram realizados 31 cruzeiros diários entre Ilhabela (SP) e Arraial do Cabo (RJ), com 207 jubartes registradas em 112 grupos. 67 baleias foram foto-identificadas individualmente e cinco biópsias realizadas para estudos genéticos e de contaminantes.
Quatro outras espécies de cetáceos – baleia-franca, boto-cinza, golfinho nariz-de-garrafa e a ameaçada toninha – também foram registradas durante a expedição. A grata surpresa foi a grande concentração de baleias-jubarte em frente a cidade do Rio de Janeiro. Confira aqui a excelente matéria do Fantástico sobre esse trabalho inédito!
Comentários